A beleza da Matemática

"Os padrões criados pelo matemático, como os do pintor ou do poeta, devem ser belos; as ideias, como as cores ou as palavras, devem se encaixar de um modo harmonioso. A beleza é o primeiro desafio: não existe lugar permanente no mundo para a matemática feia". G. H. Hardy


Since 06/06/2013

sexta-feira, 14 de junho de 2013

MinecraftEdu: uma poderosa ferramenta.

Sugestão Língua Afiada:

Minecraft: uma poderosa ferramenta.

Official Minecraft Trailer


 
61.616.736...
Enviado em 06/12/2011
Thank you to Vareide for making this awesome Minecraft trailer!

Minecraft é um game simulador de construção com blocos, em cenário 3D, e de fácil utilização. A mecânica do jogo está baseada no empilhamento de blocos (cubos), e na coleta de recursos para construção, misturando sobrevivência e exploração. Pode ser jogado no modo "um jogador" ou no modo "multiplayer", e faz muito sucesso entre as crianças, jovens e adultos, com mais de 40.000.000 de usuários em todo o mundo. O game possui uma Comunidade oficial, que disponibiliza novos elementos para download, como: "blocks" (blocos), "skins" (roupas/aparência), "classes" (comandos e habilidades), "tools" (ferramentas), "mods" (modo de jogo), e "textures packs" (textura/gráfico do jogo). O jogo é pago (assinatura/compra), mas dispõe de um acesso demo  para experimentar.
Baseados numa estrutura de criação de cenários, sem enredo dramático, ou objetivo pré-definidos, seus criadores desenvolveram o projeto Minecraftedu,  uma plataforma educativa, para que escolas e professores utilizem como ferramenta educacional.
Os alunos são conduzidos a compreenderem o significado do conteúdo escolar, através de tarefas que podem ser associadas a um plano de aula, permitindo a utilização do jogo em qualquer disciplina, desenvolvendo habilidades dentro dos conteúdos estabelecidos. A motivação e o interesse dos alunos são ampliados, com o uso de recursos virtuais, numa linguagem contemporânea aos jovens, abrindo espaço para a criatividade e desenvolvimento do raciocínio lógico.

O jogo foi criado por Markus "Notch" Persson, que também é o fundador da Mojang AB.

Meu filho que está no 2º ano do Ensino Fundamental que o diga!

Autor: Cláudio Luvizzutto


Home MinecraftEdu:


Bringing Minecraft to the Classroom
http://minecraftedu.com/page/




WHY MINECRAFT?
Every day, more and more teachers are using the world-building game Minecraft to engage and educate. The game is a true phenomenon and gamers young and old are using it in countless creative ways. Practitioners of Games Based Education have realized the potential and have embraced Minecraft in classrooms around the world. Now you can too!

Tradução:
PORQUE MINECRAFT?
A CADA DIA MAIS professores estão utilizando o jogo Minecraft DE construção de UM mundo VIRTUAL, para envolver e educar. O jogo é um verdadeiro fenômeno, QUE jogadores jovens e velhos estão usando de inúmeras maneiras criativas. Praticantes de Jogos BASEADOS EM Educação já perceberam ESSE potencial, e adotaram Minecraft em salas de aula em todo o mundo. Agora você também pode!

WHAT IS MINECRAFTEDU?
MinecraftEdu is the collaboration of a small team of educators and programmers from the United States and Finland. We are working with Mojang AB of Sweden, the creators of Minecraft, to make the game affordable and accessible to schools everywhere. We have also created a suite of tools that make it easy to unlock the power of Minecraft in YOUR classroom.

Tradução:
O QUE É MINECRAFTEDU?
MinecraftEdu é a colaboração de uma pequena equipe de educadores e programadores dos Estados Unidos e Finlândia. Estamos trabalhando com a Mojang LTDA da Suécia, os criadores de Minecraft, para tornar o jogo acessível e disponível para as escolas em todos os lugares. Criamos também um conjunto de ferramentas que tornam mais fácil para desbloquear o poder de Minecraft em sua sala de aula.

Purchase Minecraft
We are authorized to sell Minecraft to educational institutions at a greatly reduced cost:
  • $18.00 USD per game license for fewer than 25 copies of Minecraft.
  • $335 USD for a classroom set of 25 game licenses.
NOTE: The discounted price is only available with the purchase of the MinecraftEdu Custom Mod, for a one-time fee of $41. Prices do not include VAT where eligible. EU customers: please include a valid VAT-number. Your number can be verified here
VAT will be added according to the Finnish tax policies. Current rate 24%. 
Unsure how many game licenses you need? Read our Purchasing FAQ!

See Minecraft client system requirements here.
See Minecraft server system requirements here.

Tradução:
Compre Minecraft
Estamos autorizados a vender Minecraft para as instituições de ensino a um custo bastante reduzido:
  • $ 18,00 USD por licença de jogo.
  • $ 335 USD para uma sala de aula contendo exatamente 25 licenças de jogo.
NOTA: O preço com desconto está disponível apenas com a compra do MinecraftEdu Mod personalizado, com uma taxa única de USD 41. Os preços não incluem impostos quando elegível. Clientes da UE: por favor, inclua um número de VAT válido. 
VAT será acrescentado de acordo com as políticas fiscais finlandesas. Taxa atual de 24%.
Não está certo de quantas licenças de jogo que você precisa? Leia o nosso FAQ de compras!

Veja os requisitos do sistema para o cliente Minecraft aqui.
Consulte os requisitos do sistema para um servidor do Minecraft aqui.


Adoro o FolhaTec!

Folha de S.Paulo - FolhaTec

21/01/2013 - 03h30
Game 'Minecraft' é adotado como
ferramenta de ensino por quase mil escolas no mundo
ALEXANDRE ORRICO
DE SÃO PAULO



Joel Levin, professor de uma escola em Nova York, passeia com seus alunos em uma área ampla e arborizada toda sexta-feira pela manhã para ensinar biologia. No fim da aula, ele oferece pás e outras ferramentas às crianças, que têm de 8 a 12 anos, e lança um desafio: "Usem materiais da natureza e construam o que a imaginação permitir".


Tudo acontece dentro de "Minecraft", game de construção de blocos, uma espécie de Lego virtual, que permite ao jogador montar praticamente qualquer objeto, de pequenas casas a grandes castelos e cidades inteiras.

O jogo, que foi lançado oficialmente em 2011 e tem mais de 40 milhões de usuários, é usado por Levin como plataforma educativa. E ele não está só: quase mil escolas do mundo fazem o mesmo.

Na China, alunos aprendem literatura reconstruindo cenários de romances clássicos. Na Austrália, combinações de matéria-prima para fazer novos produtos são usadas nas aulas de matemática. Na Suécia, terra natal da Mojang, companhia responsável por "Minecraft", uma escola incluiu, neste mês, o jogo na grade de disciplinas.

"Escolhi 'Minecraft' porque o jogo é um mundo aberto, cheio de possibilidades para qualquer matéria", diz Levin. "Os alunos devem seguir tarefas predeterminadas, que seguem um plano de aula."

Levin teve a ideia de usar "Minecraft" na sala de aula, quando viu sua filha de cinco anos construir, sozinha, uma casa na árvore no game.

"Percebi que ela estava aprendendo muitas coisas, como noções de geometria e física", diz. A partir daí, ele adaptou o jogo para as aulas.

Nasceu então o projeto MinecraftEDU, que vende a versão especial do game com 50% de desconto para escolas.

Cláudio Mendes, professor da Universidade Federal de Ouro Preto que estuda o uso de games na educação, diz que jogos são uma ótima ferramenta de ensino, mas que é preciso escolher bem o título.

"Simuladores de construção como 'Minecraft' ou 'SimCity' são os mais indicados por não terem missões específicas nem enredo definido, o que estimula a criatividade", diz Mendes, acrescentando que, no Brasil, a adoção de tais recursos é tímida.

PROGRAMA DA ONU

Além das escolas, "Minecraft" também virou base para projetos sociais. Até 2016, a ONU pretende revitalizar mais de 300 espaços urbanos no mundo com a ajuda do jogo.

O projeto, chamado Bloco por Bloco, é coordenado pelo Habitat, escritório da ONU para desenvolvimento urbano e ambiental, e busca envolver jovens na recuperação de áreas abandonadas.

Para isso, os locais são recriados dentro do game, e os jogadores são convidados a modificá-los virtualmente, para ver como o espaço ficaria. O primeiro local a ser revitalizado é um parquinho na periferia de Nairóbi (Quênia).

"Temos novidades para mostrar e vamos lançar um site em breve. Ainda não sabemos se há alguma cidade no Brasil, mas vamos passar por todos os continentes", diz Lydia Winters, diretora da produtora Mojang, parceira da ONU no Bloco por Bloco.”

Fonte: